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26 fevereiro 2018

A importância da gestão de tempo dos seus colaboradores!

 

Trabalho por mais tempo não significa trabalhar melhor. Por que empresas implementam uma cultura de gestão de tempo?

De acordo com a lei, só é obrigatório que uma empresa faça controle de ponto a partir de dez colaboradores, mas ainda assim muitas pequenas empresas com equipes menores também optam por um sistema de ponto. Por que isso acontece?

Fazendo um acompanhamento das horas trabalhadas dos seus colaboradores tem inúmera vantagens, por exemplo: é possível avaliar a frequência deles no trabalho e até mesmo influenciar na produtividade das equipes, afinal, é com análises que conseguimos enxergar o todo e ter maior poder de ação – e reação.

Com uma gestão de tempo, é possível evitar surpresas e problemas de longo prazo, como excesso de horas extras ou atrasos. Recorrências como essas, quando não controladas por muito tempo, podem trazer muitos prejuízos tanto para a empresa quanto colaboradores; até mesmo problemas judiciais.

Quando gestão e colaboradores andam juntos, buscando produzir o máximo e melhor possível, seguindo a risca os horários de suas agendas diárias e registrando esse processo, é bom para todo mundo. Algumas das consequências são:

 

Mais segurança

Pois existe um histórico de pontos documentado. Registro esse que pode ser extremamente necessário em casos de processo trabalhista, por exemplo, tanto para o próprio colaborador como para a empresa.

Mais disposição

Trabalho por mais tempo não significa trabalhar melhor. Fazer um controle de hora extra na sua empresa pode ajudar, direta ou indiretamente, seus colaboradores a não criar o hábito de trabalhar horas demais para adiantar trabalhos ou terminá-los mais rápido.

Mais inteligência

Ao fazer um acompanhamento e uma análise dos registros de ponto e frequência dos seus colaboradores, você pode ter insights para implementar mudanças de acordo com o que se aprende com os dados obtidos.

Por exemplo: no último mês houve excesso de horas extras, mas por quê? Por abuso dos colaboradores ou por excesso de trabalho com prazos complexos de cumprir? Tudo isso você pode descobrir com relatórios diários.

Mais transparência

Porque o combinado nunca sai caro, não é mesmo? Uma gestão de tempo eficiente garante que as horas trabalhadas de cada colaborador são registradas corretamente, nem um minuto a mais, nem a menos. Preto no branco!

Mais controle financeiro

Horas trabalhadas = salário. Simples assim! Lidar com a gestão de ponto dos seus colaboradores é lidar com com as finanças da empresa. Um excesso de horas extras descoberto de surpresa no fim do mês pode causar uma grande dor de cabeça financeira, portanto, gestão de tempo é gestão de orçamento.

Agora você compreende a importância de administrar o tempo dos seus colaboradores?

Fonte: http://www.contabeis.com.br/artigos/4515/a-importancia-da-gestao-de-tempo-dos-seus-colaboradores/

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