Blog

Últimas Notícias
28 julho 2017

POSSÍVEIS CAUSA DO RETRABALHO E SUGESTÕES PARA RESOLVER

Uma visão superficial sobre o retrabalho, a ideia é chamar a atenção para esse problema tão comum e que às vezes passa despercebido.

De acordo com o dicionário, retrabalho é o ato ou efeito de retrabalhar, ou seja, refazer um trabalho, ou porque foi mal feito, ou porque foi feito errado, ou por qualquer outro motivo, fazer novamente ou consertar qualquer trabalho é considerado retrabalho.

O retrabalho é um grande problema em qualquer empresa, independente do

porte ou setor de atuação, pois aumenta o tempo de produção de um produto ou a prestação de um serviço, trocando em miúdos, diminui a eficiência da empresa, pode atrasar prazos de entrega acarretando na perda de clientes, prejudicar o relacionamento com clientes internos e externos, reduzir lucros e, consequentemente aumentar custos, visto que o trabalho leva o dobro do tempo para ser efetuado e pode gerar horas extras para funcionários. Não é bom para ninguém.

Esse problema é mais facilmente percebido nos níveis operacionais da empresa, onde o produto final ou serviço á mais facilmente quantificado, entretanto também pode ser encontrado nos seus mais altos escalões. Empresários, administradores, Chiefs, supervisores, gerentes, etc., podem cair na armadilha do retrabalho principalmente quando tomam para si, tarefas secundárias que poderiam perfeitamente ser delegadas a outros profissionais, sobrando assim, mais tempo para se dedicarem a tarefas de maior responsabilidade. Identificou-se com esse parágrafo? Então esse texto é para você!

Mas como identificar esse problema? Uma maneira simples de saber se sua empresa está presa nas malhas do retrabalho é aplicar uma fórmula bem básica, facilmente encontrada na internet que é: Retrabalho = ((total de serviços repetidos)/(total de serviços realizados)) * 100. Outra maneira menos simples, porém mais eficiente, é criar e aplicar indicadores de qualidade na produção ou prestação de serviços, para isso, o ideal é ter profissionais que entendam de gestão de qualidade para atuarem de maneira personalizada na sua empresa.

Entretanto, se a sua empresa é pequena ou se você não tem tanto orçamento para investir num profissional tão qualificado e caro, você pode terceirizar alguns dos serviços internos da sua empresa, serviços que demandam tempo e que não requeiram sua atenção direta, atualmente é possível terceirizar quase todos os colaboradores de uma empresa para que você possa se concentrar no que é mais importante: administrar sua empresa.

Evitar desde o início o retrabalho é o mais indicado mas, se você percebeu que sua empresa está menos eficiente, se está gastando mais, se você acredita que o retorno não está de acordo com o esperado, uma possível causa é o retrabalho, identificar e erradicar as causas do problema é garantia de bons resultados.

Fonte: administradores.com

|

Deixe um Comentário