Blog

Últimas Notícias
23 outubro 2017

Você sabe qual o valor da sua empresa?

Devemos ter em mente que existem inúmeros métodos de Valuation para estimar o valor de uma empresa.

Começamos por dizer que esta ferramenta pode ser utilizada não somente para valorar uma empresa, mas também para a tomada de decisão de investimentos, captação de recursos, e reestruturação societária, tais como: aquisição, fusão, incorporação e cisão.

Por existirem inúmeros métodos de avaliação de empresa, destaca-se que este instrumento não é preciso, apesar de ser uma ferramenta quantitativa. No entanto, os valores apurados são balizadores de negociações e decisões estratégicas.

Saber o valor da sua empresa ou saber avaliar se a proposta oferecida por um possível investidor é compatível com o Valuation da sua empresa, é muito importante quando surge o momento ou a oportunidade de dar um passo maior no negócio.

Durante o processo de avaliação, é necessário fazer uma análise financeira completa da empresa e do setor atuante, o que possibilita levantar pontos de melhoria, analisar diferentes cenários e riscos e evidenciar uma necessidade de injeção de capital. Outro ponto importante sobre o Valuation é o alinhamento das expectativas do negócio com o que realmente vale. Devido o vínculo emocional do dono com a sua empresa, a expectativa de valor pode estar acima do valor apurado através do Valuation. Por este motivo, é muito importante que este alinhamento seja feito para abrir o negócio a novas oportunidades e promover decisões mais assertivas.

Dentre os diversos métodos de avaliação, os mais utilizados são: (a) fluxo de caixa descontado; (b) múltiplos de mercado e (c) valor patrimonial.

Fluxo de caixa descontado

A avaliação pelo fluxo de caixa descontado é capaz de trazer a valor presente a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro mediante uma taxa de desconto representativa do custo médio ponderado de capital da empresa (WACC). Geralmente, esse métodos é aplicado com base em projeção de 5 anos, e dada essa premissa, esse método não deve ser utilizado pelas Startups, tendo em vista que não apresentam dados históricos para a projeção e o alto nível de imprevisibilidade e incerteza.

Múltiplos de mercado

Esse método considera análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares do mercado

(principalmente porte e setor de atuação). Os múltiplos de mercados mais conhecidos são:

– preço / lucro por ação

– preço / valor patrimonial por ação

– valor da firma / ebitda

Valor patrimonial

Esse método tem como base a avalição do patrimônio líquido da empresa. Este método não considera a continuidade da empresa, bem como a capacidade de crescimento e geração de fluxo de caixa.

Conclusão

Considerando o exposto, apesar da relativa padronização dos métodos, pode-se verificar que não existe um cálculo exato e cabe o avaliador identificar o perfil da empresa para aplicar os métodos mais adequados.

É importante, portanto, que os stakeholders e shareholders prezem pela contratação de serviços desenvolvidos por especialistas.

Fonte : http://www.contabeis.com.br/artigos/4259/voce-sabe-qual-o-valor-da-sua-empresa/

|

Deixe um Comentário